Rota Germânica: O Guia Completo Pelo Sul do País

Compartilhar

A Rota Germânica é um passeio pela região sul do país, mais especificamente, no estado de Santa Catarina, que parte de Balneário Camboriú e segue em direção ao chamado Vale Europeu.

Esta região recebeu muitos imigrantes alemães por volta do século XIX, e até hoje preserva muitas de sua heranças europeias, como as características arquitetônicas, gastronômicas e culturais.

Por esse motivo, a região recebe muitos turistas, interessados em conhecerem de perto essas características.

Assim, a Rota Germânica é um passeio pensado para conhecer as principais cidades nas quais há ainda hoje fortes resquícios da cultura alemã. 

Como chegar

Para chegar a Balneário Camboriú, de onde parte o passeio, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, um dos principais do estado de Santa Catarina.

O aeroporto está localizado na cidade de Navegantes, a apenas 38 quilômetros de Camboriú ou 14 quilômetros via balsa, e recebe vôos das principais companhias, como Gol, Azul, Latam e Avianca.

Para viajar de Navegantes até o Balneário Camboriú, uma opção é contratar um transfer, que busca no aeroporto e leva até os hotéis do seu destino.

Muitos possuem, inclusive, a opção de já contratar ida e volta, facilitando seu planejamento.

Outra opção é procurar um táxi ou uber ao chegar lá.

Balneário Camboriú

Capa - balneário camboriú
O que fazer em balneário camboriú

O local de onde parte o passeio pela Rota Germânica é Balneário Camboriú, mas a viagem para Camboriú, por si só, já é cheia de atrativos! 

Essa cidade litorânea atrai os turistas principalmente por suas praias, e possui praias para diferentes estilos. Para quem gosta de surfar, por exemplo, a Praia dos Amores, a Praia Brava e a Praia do Estaleirinho são ótimas opções!

Cada uma com suas características, mas todas famosas pelas boas ondas, sendo também boas praias para curtir, mesmo para quem não for da onda do surf. Por outro lado, a Praia de Laranjeiras já é mais agitada, atraindo muitos turistas em função da beleza das águas e da proximidade do centro da cidade.

A Praia de Taquaras é mais famosa por ser cercada de natureza. Já a Praia do Buraco é menos frequentada, mas proporciona uma vista linda, assim como a Praia do Estaleiro.

Se você estiver afim de uma proposta inusitada, no Balneário Camboriú também será possível visitar a Praia do Pinho, que tem um espaço reservado para o naturismo. Aliás, a Praia do Pinho foi a primeira praia naturista do Brasil.

Vale lembrar que essas praias possuem suas regras e buscam garantir o conforto e a segurança de todos os visitantes.

Apesar das praias serem o forte de Balneário Camboriú, a cidade também é famosa por seus atrativos urbanos.

É em Camboriú que se localizam 8 dos 10 maiores edifícios do país, por exemplo, além da maior densidade de prédios e as maiores torres gêmeas da América Latina.

O edifício que no momento detém o título de maior do Brasil são justamente estas torres, conhecidas como Yatchouse, com 280 metros de altura e vista para o mar, mas a cada vez os prédios construídos vêm buscando se superar.

Outros pontos turísticos famosos em Balneário Camboriú são o Cristo Luz, com 33 metros de altura, e que recebe um espetáculo de luzes multicoloridas todas as noites, além dos bondinhos da cidade e de outras atrações.

Balneário também é conhecida por ser uma cidade com uma boa e animada vida noturna, que fica por conta dos vários restaurantes, casas noturnas e bares da cidade.

Blumenau

Capa - o que fazer em blumenau
O que fazer em Blumenau

Outro destino que faz parte da Rota Germânica é a cidade de Blumenau. Seguindo a temática do passeio, uma das principais atrações da cidade é o Parque Vila Germânica, construído à semelhança das vilas alemãs.

No Parque se localizam lojas, restaurantes e é onde acontecem vários eventos em Blumenau, como, por exemplo, a famosa Oktoberfest.

A Oktoberfest é um festival de cervejas, criado originalmente em Munique, na Alemanha.

A versão brasileira, atualmente, é a segunda maior festa alemã do mundo, ficando atrás apenas da original.

Aliás, fique atento quando estiver em Blumenau para conhecer as várias casas inspiradas no estilo alemão enxaimel, principalmente na Rua XV de Novembro, em que se encontram vários desses edifícios.

Um exemplo é o prédio da prefeitura da cidade, que, embora não seja original de época, foi construído segundo essa temática, e foi decorado com a primeira locomotiva de Blumenau, já que, no passado, o prédio pertenceu a uma estação ferroviária.

É nesta rua que acontece o desfile durante a Oktoberfest, mas, em qualquer momento do ano, existem várias lojas com produtos temáticos do festival, além de restaurantes nos quais é possível experimentar pratos típicos, herança da culinária alemã.

Se você quiser entrar em contato com a história de Blumenau, uma boa pedida é também conhecer os museus da cidade, como o Museu da Família Colonial e o Museu da Cerveja.

Falando em cerveja, se você curtir, não deixe de experimentar as cervejas artesanais, pois Blumenau é cheia de fábricas de cerveja.

A famosa Eisenbahn, por exemplo, tem sua sede em Blumenau, e você pode degustar os vários tipos no bar da fábrica, ou ainda visitar a Bierland, que produz cervejas em diferentes estilos, com inspiração alemã, inglesa, entre outras.

Além dessas, existem várias opções de bares para você conhecer e provar novos sabores das famosas cervejas.

Ilhota

O próximo destino da Rota Germânica é uma pequena e encantadora cidade, chamada de Ilhota, conhecida como o Encanto do Vale. Ilhota é famosa principalmente por ser um polo na fabricação de lingeries e biquínis, vale a pena conferir e quem sabe fazer algumas compras. 

Além das compras, aproveite as lindas cachoeiras e trilhas da cidade. Um bom lugar para isso é o Recanto das Quedas, que além das cachoeiras tem piscinas e quadras esportivas para aproveitar.

Conheça também o Parque Botânico do Morro do Baú, que possui esse nome devido ao Morro do Baú, o pico mais alto da região. O Morro possui mais de 800 metros de altura, e para quem se animar a fazer a subida, guarda uma vista inesquecível dos arredores. 

Pomerode

Capa - o que fazer em pomerode
O que fazer em Pomerode

Se o estado de Santa Catarina, como um todo, já se orgulha de suas raízes alemãs, em Pomerode esta herança é ainda mais forte, pois a cidade é considerada como a mais alemã do Brasil, considerada uma parada essencial da Rota Germânica.

Tendo sido formada por imigrantes vindos da região da Pomerânia no século XIX, a cidade preserva muitas características arquitetônicas do período, como, por exemplo, as casas em estilo enxaimel.

Para conhecer esse tipo de construção, que é feita cruzando-se estacas de madeira e depois preenchendo-se os espaços vazios com tijolos, não deixe de visitar a Rota Enxaimel, que permite conhecer várias das casas feitas neste estilo.

Para conhecer um pouco mais da história destes lugares, visite também os museus, como o Museu Pomerano, que conta a história dos primeiros imigrantes da cidade, exibindo objetos originais do período.

Outra visita interessante para conhecer a história é o Museu Casa do Imigrante, montado em uma casa no mesmo estilo enxaimel, e que busca apresentar a vida dos habitantes de Pomerode no passado.

Pomerode ainda é dona de um recorde: a maior árvore de páscoa do mundo, que é montada durante a Osterfest, festival pascoal, com um recorde de 120.000 casquinhas de ovos.

Aliás, dependendo da época do ano, você pode até presenciar alguma das festividades que ocorrem na cidade, como a Festa Pomerana, o Festival da Cerveja e a Osterfest, que ocorre na Páscoa.

Onde ficar em Balneário Camboriú

Para quem curtiu as atrações da Rota Germânica e ficou com vontade de visitar, conheça algumas opções de hospedagem em cada uma das cidades que fazem parte desse passeio.

Hotel Plaza Camboriú

Hotel plaza camboriú
Hotel Plaza Camboriú

Localizado no centro da cidade, próximo à Praia Central, o Hotel Plaza Camboriú é uma boa opção para quem vai se hospedar nessa cidade da Rota Germânica e curtir suas atrações.

As acomodações incluem apartamentos – que podem ser uma boa pedida para quem viaja em família ou com um grupo de amigos, porque acomodam até 4 pessoas – ou suítes. Ambas as opções são bem confortáveis, com wifi, ar condicionado e TV.

A suíte master oferece até mesmo banheira de hidromassagem. 

Em relação à alimentação, o café da manhã é oferecido pelo hotel, que também possui um serviço de jantar.

Para se divertir entre os passeios, se hospedando no Hotel Plaza você terá as piscinas climatizadas, uma sala de jogos e, para os pequenos, um Espaço Kids.

BC Paradise Hostel

8692 bc paradise hostel rota germanica
BC Paradise Hostel

Outra opção para se acomodar em Balneário Camboriú é o BC Paradise Hostel, como uma alternativa mais econômica. No BC, você pode escolher entre quartos compartilhados ou privativos, e usufruir do wifi e do café da manhã inclusos na diária. 

O Hostel também possui uma cozinha compartilhada, que pode ser um ponto a mais na hora de economizar.

Um detalhe que vale a pena prestar atenção é que as toalhas e lençóis são disponibilizadas no Hostel por um custo adicional. 

O BC Paradise ainda possui TV de uso comum e mesa de bilhar, para divertir os hóspedes, proporcionando um ambiente descolado e ótimo para quem quer conhecer pessoas e quem sabe fazer amigos na viagem.

Onde ficar em Blumenau

Hotel Glória

8692 hotelgloria rota germanica
Hotel Gloria

Se você vai passar alguns dias em Blumenau em seu roteiro pela Rota Germânica, uma dica de hospedagem é o Hotel Glória, localizado a apenas 1 quilômetro do centro da cidade.

Com um ambiente bonito e aconchegante, os quartos vão do econômico ao superior, incluindo uma suíte executiva com cama queen.

Todos os quartos incluem TV de led, camas box, janelas com proteção acústica, ar condicionado e vários outros confortos. 

O café da manhã é por conta da casa, que também oferece à parte um café colonial à tarde para seus hóspedes. 

Pousada & Hostel Vento Minuano 

Pousada hostel vento minuano | rota germânica
Pousada hostel vento minuano | rota germânica

Se você procura uma acomodação no estilo hostel, seja pela economia, seja pela possibilidade de se integrar e conviver com outras pessoas, o Vento Minuano é uma boa opção em Blumenau.

Esta Pousada e Hostel conta tanto com quartos compartilhados quanto privativos, e oferece Wifi e café da manhã para os hóspedes.

Para preparar algumas refeições, você também pode usufruir da cozinha do Hostel, que é de uso comum, assim como a TV, que fica na sala de estar, ambiente de convivência entre os hóspedes. 

Onde ficar em Ilhota

Hotel Ilhota

8692 quarto no hotel ilhota rota germanica
Visto do quarto no Hotel Ilhota

Para quem decidir passar alguns dias na pequena e agradável Ilhota e dormir por lá na sua exploração pela Rota Germânica, o Hotel Ilhota é uma boa alternativa para se hospedar.

Com uma boa localização, no centro da cidade, neste Hotel os hóspedes podem escolher entre quartos de solteiro, duplos, triplos e quádruplos, todos com um ambiente climatizado, wifi, uma mesa de trabalho e televisão.

O Hotel Ilhota ainda disponibiliza um buffet de café da manhã, e os hóspedes podem usufruir do jardim e da churrasqueira oferecidas, além de um estacionamento gratuito.

Onde ficar em Pomerode

Pousada Dein Haus

Pousada dein-haus | rota germânica
Pousada dein-haus | rota germânica

Já para pernoitar em sua passagem por Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, uma opção é a Pousada Dein Haus.

O nome dado à Pousada vem do alemão e significa “sua casa”, e foi de fato pensado para que os hóspedes se sintam em casa. Para entrar nesse clima, os viajantes têm  acesso a uma cozinha compartilhada para que possam preparar suas refeições. 

A Dein Haus oferece um café da manhã aos hóspedes, cheio de  delícias inspiradas na culinária germânica. O Wifi também é disponível gratuitamente.

Para relaxar, existe um ofurô a disposição dos hóspedes, além de uma piscina para os dias mais quentes.

A Dein Haus foi montada em uma casa antiga, que data de 1930 e foi tombada como patrimônio histórico.

As acomodações nessa Pousada são divididas em três alas. A primeira delas, chamada de Ala do Casarão, fica localizada na histórica casa de 1930, e preserva algumas das características e inclusive dos móveis da época, tendo a vista voltada para o jardim lateral ou para a praça Hans Schmidt.

A Ala do Casarão é a mais luxuosa das três.

A segunda ala é chamada de Ala do Bosque, e é construída em uma parte moderna da pousada, com vista para o bosque e para o ofurô. Por fim, a Pousada possui a Ala da Piscina, que tem padrão standard, pois apesar do conforto, não possui sacada como nas outras.

Além das suítes duplas ou triplas, na Ala da Piscina os hóspedes ainda têm a opção de se hospedarem em suítes conjugadas, que acomodam até 7 pessoas. 

Dicas para os viajantes sobre a Rota Germânica

Já que está fazendo os passeios por essa região, se você estiver viajando em família, talvez valha a pena dar uma esticada até o parque Beto Carrero World, a apenas 40 quilômetros de Balneário Camboriú.

O parque é cheio de atrações como brinquedos, shows e personagens que vão divertir principalmente os pequenos.  

Se possível, passe algum tempo em cada uma das cidades, para conhecer melhor essa riqueza cultural.

Não deixe de visitar a maioria dos pontos turísticos e conhecer esse pedacinho do Brasil que preserva uma herança histórica tão interessante.

Não se esqueça também de aproveitar os pratos típicos, pois essa é uma oportunidade de apreciar a culinária germânica sem ir tão longe. 

Boa viagem e aproveite a Rota Germânica!

Passeios pela Rota Germânica

Daniel Gualberto
Daniel Gualbertohttps://ficaativoeviaja.com.br
Oi! Sou o Daniel. Sabe, lá em 2019, quando o mundo parecia um pouco louco, criei este blog. Por quê? Para “re-viajar”, mesmo estando parado no mesmo lugar. Maluquice, né? Mas acompanhe comigo. Já imaginou acordar com os pés na areia em uma praia isolada da Tailândia? Ou talvez tropeçar em uma pedra (e em sua própria história) enquanto se perde nas ruelas de Roma? Pois é, viajar não é só uma forma de matar o tempo. É um jeitão de viver, meu amigo! E adivinhe? Não é tão complicado quanto parece.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Mais

Mais Noticias